Instituições e empresas assinam termos de cooperação para reinserção social de apenados
Será realizado no dia 1º de julho, às 9h, no auditório do Tribunal de Justiça, a assinatura de 11 termos de cooperação técnica entre os órgãos participantes do Programa Começar de Novo e as empresas e instituições interessadas em contribuir para a reinserção social de apenados e egressos do sistema penitenciário.
Dentre as empresas que firmarão acordo com o Programa Começar de Novo, está a Fonte Nova Negócios e Participações (FNP), responsável pelas obras da Arena Fonte Nova, que contará com os serviços de presos em regime semiaberto (foto) nas obras para a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo em 2014.
Além da FNP, as empresas Candeias Melo Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA - ME, Engetherm Móveis e Equipamentos LTDA - EPP, Fábrica de Estopas LTDA, e M2A Serviços Automotivos LTDA, também serão parceiras do programa, com um total de 113 vagas disponibilizadas para os presos contemplados.
As Secretarias de Segurança Pública, de Educação, e a do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte também vão assinar termos de cooperação técnica, incluindo compromissos com a implantação de ações voltadas para a integração social dos apenados.
Os termos que serão assinados com algumas instituições, a exemplo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia (SEBRAE), visarão, acima de tudo, a capacitação profissional para o público alvo do Programa Começar de Novo.
O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça(CNJ) vem trabalhando para reinserir detentos e egressos do sistema penitenciário no mercado de trabalho.