![Nota de pesar sobre falecimento de Sílvio Avelino Pires Britto Júnior [Nota de pesar sobre falecimento de Sílvio Avelino Pires Britto Júnior]](https://adm.oab-ba.org.br/fotos/oab_noticias/28376/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=1a2416bf03de1ce)
Nota de pesar sobre falecimento de Sílvio Avelino Pires Britto Júnior
A Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Bahia manifesta, com imenso pesar e profunda consternação, o falecimento do advogado Sílvio Avelino Pires Britto Júnior, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (08). Sua partida representa uma irreparável perda para a advocacia baiana, para a Procuradoria do Estado e para todos que tiveram o privilégio de conviver com sua trajetória marcada por ética, competência e dedicac?a?o ímpar ao serviço público e à educação jurídica. A cremação ocorrerá, às 16h, no Cemitério Jardim da Saudade.
Silvio Avelino Pires Britto Júnior foi graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e foi fundador do escritório Brandi e Britto Advogados Associados, revelando sua visão pioneira e empreendedorismo na advocacia privada e na defesa dos interesses públicos.
Sua relevante carreira pública incluiu passagens marcantes: foi Procurador do Município de Salvador (1º de maio a 3 de julho de 1989) e, em seguida, atuou como Procurador do Estado da Bahia, posição que ocupou desde 3 de julho de 1989. Sua liderança foi reconhecida como chefe da Procuradoria Judicial (4 de abril de 2011 e 5 de janeiro de 2015), e foi presidente da Comissão Permanente de Licitação da Procuradoria-Geral do Estado em duas gestões, de fevereiro de 1995 a setembro de 2002 e de fevereiro de 2009 a fevereiro de 2010.
Sua dedicação se estendeu ainda às esferas previdenciária e assistencial do Estado: integrou o Conselho Assistencial e Previdenciário do Iapseb (CAP/Iapseb). de fevereiro de 1995 a abril de 1998, e o Conselho Previdenciário do Estado da Bahia (Conprev) de maio de 1998 a abril de 2011. Também contribuiu na formação de novos profissionais como vice-diretor da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes da OAB/BA, entre março de 2001 e fevereiro de 2002.
Reconhecido por seu trabalho técnico e ético, recebeu o prêmio Paulo Almeida, concedido pelo Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Estado da Bahia, por diversas vezes: na área de representação judicial, nos anos de 1998, 2001, 2003 e 2015; e na área de consultoria jurídica, em 2002.
A OAB Bahia destaca, com profundo respeito e homenagem, o espírito público e o legado institucional de Silvio Britto Júnior, cuja vida foi pautada pela excelência, pela integridade e pelo compromisso com a Justiça. Neste momento de dor e saudade, a Ordem se solidariza com seus familiares, amigos e colegas. Em nome da advocacia baiana, A OAB Bahia reafirma o agradecimento à sua brilhante contribuição à advocacia.