Notícias

[OAB-BA manifesta apoio público à Marcha das Mulheres Negras em Brasília]

OAB-BA manifesta apoio público à Marcha das Mulheres Negras em Brasília

A presidenta da OAB Bahia, Daniela Borges, manifestou apoio público à Marcha das Mulheres Negras, que será realizada em 25 de novembro, em Brasília. O posicionamento foi feito durante sessão do Conselho Pleno da OAB-BA realizada na última sexta-feira (10). A manifestação ocorreu em resposta ao pedido da conselheira Maíra Vida, que, acompanhada da presidenta da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB-BA, Camila Carneiro, e de outras mulheres e ativistas, solicitou que a seccional viabilizasse a participação da advocacia baiana no evento.

Dez anos após a histórica mobilização que reuniu 100 mil mulheres negras na capital federal, a nova edição da Marcha das Mulheres Negras promete reunir mais de 400 mil participantes com o tema “Reparação e Bem Viver no Centro da Luta”. Realizada no Mês da Consciência Negra, a marcha reafirma o compromisso das mulheres negras com a luta contra o racismo, a violência e as desigualdades.

Ao reafirmar o compromisso da seccional com as pautas de igualdade racial, Daniela Borges disse que a OAB Bahia apoia integralmente a Marcha das Mulheres Negras e reconhece a importância da presença da advocacia negra nesse espaço de luta e afirmação. "Temos advogadas extremamente competentes que nos representam com excelência. Reconhecemos a importância da marcha no cenário nacional e sabemos que é essencial que a seccional baiana participe desse movimento”, reforçou.

Responsável por incluir o assunto no Conselho Pleno, Maíra Vida disse que o evento representa um marco político para a sociedade brasileira e para o conjunto das instituições democráticas do país. “A Marcha das Mulheres Negras é a principal agenda política do ano de 2025. A advocacia baiana estará representada neste ato histórico pela advocacia negra, especialmente pelas advogadas negras, cujo papel é estratégico e urgente no processo de transformação social e enfrentamento às violências”, destacou.

Daniela Borges disse que entende a defesa da igualdade racial como pauta prioritária da OAB-BA. “Sabemos da dimensão e da urgência dos temas ligados à igualdade racial, que há anos são prioritários para esta seccional", concluiu.

Mobilização

No processo de consolidação da comitiva de advogadas da OAB-BA que irá para o evento em Brasília, no próximo dia 27, ocorrerá uma reunião ampliada com status de plenária. O encontro, que será realizado em formato híbrido, pretende deliberar sobre a Carta da Comitiva Estadual de Advogadas Negras em Marcha, documento que expressará os compromissos, pautas e propostas construídas coletivamente. 

A plenária também será um espaço de escuta, acolhimento e fortalecimento das articulações iniciadas desde março, quando o movimento começou a ser organizado no âmbito da advocacia baiana. A reunião é uma proposta do Afro-Gabinete de Articulação Institucional e Jurídica (Aganju) em conjunto com o Comitê Impulsor Estadual da Marcha das Mulheres Negras da Bahia, Odara- Instituto da Mulher Negra e Mahin- Coletiva de Mulheres Negras da Bahia, Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD) e Filhos do Congo.

Com o apoio institucional da OAB-BA, a iniciativa reafirma o compromisso da entidade com a promoção da equidade racial e de gênero na advocacia, de modo a garantir a ampla participação nesse que é considerado o maior ato político e jurídico protagonizado por mulheres negras na última década. A secretária-geral da OAB-BA, Cléia Costa, destacou que o apoio é um marco importante: “A OAB da Bahia tem se empenhado em construir uma advocacia cada vez mais plural e representativa. Apoiar a presença das advogadas negras na Marcha é fortalecer a democracia, a justiça social e o compromisso com a igualdade real dentro e fora da instituição.”

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)