![Presidente da OAB Camaçari, Eduardo Requião, destaca desafios e conquistas em entrevista ao podcast Direito ao Ponto [Presidente da OAB Camaçari, Eduardo Requião, destaca desafios e conquistas em entrevista ao podcast Direito ao Ponto]](https://adm.oab-ba.org.br/fotos/oab_noticias/28401/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=015ca07dee4f27c)
Presidente da OAB Camaçari, Eduardo Requião, destaca desafios e conquistas em entrevista ao podcast Direito ao Ponto
Gestor destaca desafios, projetos e ressalta apoio dado pela seccional Bahia
Em seu segundo triênio (2022-2024/ 2025-2027) como presidente da subseção de Camaçari da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA), o advogado Eduardo Requião participou, nesta quinta-feira (25), do podcast Direito ao Ponto, destacando os principais desafios e projetos realizados na comarca, que abrange também os municípios de Dias D’Ávila, Itanagra, Madre de Deus e Mata de São João. Este e outros episódios estão disponíveis no canal da Rádio Alba Bahia no YouTube e no Spotify da OAB-BA.
Distante cerca de 50 km da capital baiana, o município de Camaçari conta hoje com cerca de 1.200 advogados inscritos. Na gestão atual, há 70 comissões em atividade, que, segundo Eduardo Requião, são as principais agentes responsáveis por fortalecer o trabalho da subseção no município. Durante a entrevista, ele ressaltou que essas comissões irão se reunir em outubro para traçar novas estratégias de atuação.
De acordo com Eduardo, a região é muito próspera, diante da forte presença dos polos petroquímico e automobilístico. “É o quinto município com maior receita do Nordeste e o segundo da Bahia. São muitas ações e litigiosidades que acontecem, o que impacta diretamente na quantidade de pessoas que transitam na comarca e nos demais municípios que ela abrange”, afirmou. O convidado, também, agradeceu o apoio da presidente da OAB-BA, Daniela Borges, e do vice-presidente Hermes Hilarião, destacando o papel promissor desenvolvido pela gestão na interiorização das ações da OAB-BA.
Na conversa, o presidente ressaltou a importância das nomeações no primeiro mandato, que envolveram cerca de 700 pessoas nas atividades das comissões. Para este segundo triênio, a meta é ampliar ainda mais. Segundo ele, essas nomeações representam a importância de ter pessoas comprometidas em servir à advocacia e à sociedade. Requião também destacou um momento simbólico: a participação da OAB-BA no desfile de aniversário da cidade, em 28 de setembro.
“Será a quarta vez que a advocacia participa do desfile cívico de Camaçari, quando a cidade completa 267 anos. Estaremos presentes não apenas para celebrar essa história, mas também para reafirmar o papel da OAB como instituição que defende a cidadania e valoriza o protagonismo dos advogados e advogadas na vida pública do município”, lembrou.
Entre outros tópicos abordados, estão os desafios enfrentados pelo Judiciário local, como a falta de servidores e a necessidade de criação de varas especializadas.
Veja no YouTube | Escute no Spotify
O podcast é resultado de uma parceria entre a OAB-BA e a Rádio Alba Bahia, emissora mantida pela Fundação Paulo Jackson, transmitido todas às terças e quintas-feiras, às 9h, no YouTube.