Notícias

Prossegue cadastramento de presos no sistema informatizado do Começar de Novo

Prossegue na Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos o cadastramento dos presos da Bahia, no sistema informatizado do programa Começar de Novo.

As atividades foram iniciadas na última sexta-feira (3/6), com servidores da equipe técnica de Tecnologia e Informação do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), da Secretaria de Justiça, e da Coordenação de Estudo e Desenvolvimento da Gestão Penal (Cedepeg).

O trabalho de implantação teve a coordenação de técnicos do Tribunal de Justiça do Maranhão, onde o programa foi desenvolvido para, em seguida, ser adotado como projeto pelo Conselho Nacional de Justiça.

O sistema reúne dados dos internos e proporciona maior velocidade no trânsito de informações entre os parceiros e no encaminhamento para vagas de emprego e cursos de capacitação.

O Começar de Novo, que busca a ressocialização de presos e egressos do sistema carcerário, é executado em parceria com os tribunais de Justiça Estaduais.

Além da Bahia, um dos primeiros Estados brasileiros a participar do programa, foram incluídos, também, nesta fase, os Estados de Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Os quatro Estados irão servir de experiência para o melhoramento do sistema, caso seja necessário