OAB Nacional Promove 1º Encontro de Vice-presidentes para integrar seccionais; Bahia participa com lideranças
Encontro inédito promovido pelo CFOAB reforça a coesão da classe e estabelece encaminhamentos conjuntos para o aprimoramento contínuo do Sistema OAB no país
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizou, nesta segunda-feira (17/11), em Brasília, o 1º Encontro de Vice-Presidentes dos Conselhos Seccionais da atual gestão. O evento, promovido pelo Conselho Federal da OAB (CFOAB), reuniu os dirigentes das 27 seccionais com o objetivo de fortalecer o diálogo, promover a troca de experiências e alinhar diretrizes comuns para o aperfeiçoamento contínuo do Sistema OAB em todas as regiões do país.
Na abertura, o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, destacou a relevância da reunião para a coesão da advocacia. “Tê-los aqui é reconhecer o trabalho de cada dirigente e reafirmar a união da nossa classe. É a dedicação e o empenho de cada um que fortalecem a Ordem em todo o país”, afirmou. A Bahia marcou presença com suas principais lideranças.
A condução dos trabalhos foi do vice-presidente da OAB Nacional, Felipe Sarmento, que avaliou positivamente o engajamento dos participantes. “O encontro permitiu alinhar projetos e organizar ações que serão desenvolvidas conforme as demandas de cada estado. Saímos com uma agenda comum e com diretrizes claras”, destacou. Ele também registrou a expressiva participação feminina no cargo. “As vice-presidentes já formam maioria em âmbito nacional e contribuem de forma decisiva para uma gestão plural e representativa.”
Para a presidente Daniela Borges, que compôs a mesa de honra, a iniciativa do Conselho Federal é fundamental para garantir a unidade e a eficácia das ações em nível nacional e estadual. "A OAB da Bahia entende que a força da advocacia reside na sua união. Este primeiro encontro de vice-presidentes é um passo essencial para que as realidades das 27 seccionais sejam ouvidas, e que as pautas prioritárias de cada estado, como a nossa na Bahia, sejam integradas em uma agenda nacional robusta. Estar aqui é reafirmar nosso compromisso com a gestão participativa e alinhada ao CFOAB em defesa das prerrogativas e da cidadania", destacou Daniela Borges, que participou da mesa de abertura.
O vice-presidente da OAB-BA, Hermes Hilarião, que esteve ativamente nas discussões do encontro, ressaltou o valor da troca de experiências com os demais estados. "A agenda comum construída em Brasília reforça o compromisso da OAB Bahia com uma gestão integrada, moderna e sensível às realidades regionais. A união das vice-presidências fortalece nossa capacidade de atuação e garante que a advocacia baiana esteja sempre representada nas grandes decisões nacionais", avaliou Hermes Hilarião. Que representou a seccional durante toda a programação do encontro.
Ao longo da programação, os vice-presidentes das 27 seccionais apresentaram diagnósticos, identificaram pautas prioritárias e construíram encaminhamentos conjuntos voltados ao aprimoramento da gestão e da integração institucional do Sistema OAB.
Crédito: Eugenio Novaes/OAB
Com informações da OAB Nacional